sábado, 28 de julho de 2012
Vocação: compromisso de todos
“O reino de Deus é como um grão de mostarda”
(Mc 4, 31)
Ao criar o mundo, Deus mostra seu amor e bondade, deixando impresso nas coisas boas que criou vestígios, pegadas da sua presença na criação. Como ponto máximo da sua bondade Ele cria o homem, como personagem principal no palco da criação, como grande responsável pelas coisas criadas. Sendo colaborador de Deus, é chamado a cuidar e modificar para o bem todo o mundo.
Aderindo ao projeto de Deus o ser humano dá a sua resposta a vocação primeira de toda pessoa, a vocação à vida, e vida em abundância. Todos nós, homens e mulheres, somos responsáveis uns pelos outros, e juntos cuidamos do mundo. Assim, a vocação universal do homem e da mulher é lutar e preservar a vida.
Com o batismo, recebemos a semente de reino de Deus, que ao longo da vida vai germinando, tomando forma e se fortalecendo, na vivência comunitária e na escuta da Palavra de Deus. É na vida comunitária que o ser humano encontra espaço para colocar seus dons, recebidos no batismo, a serviço da vida e da esperança de um mundo novo.
É na comunidade que nascem os vários tipos de vocação: vocação leiga, vocação religiosa e sacerdotal, cada um dentro de suas possibilidades e limitações se coloca a serviço do reino, porém todas elas têm em comum o cuidado com a vida do próximo; devemos estar atentos às necessidades básicas de todo ser humano, para que não sejam feridas. Pois somos chamados à vida e trazemos conosco as sementes do reino de Deus, reino de amor e paz, comunidade viva que proclama as maravilhas de Deus no meio de seu povo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário