quinta-feira, 3 de maio de 2012
Muito obrigado, Dom Roque!
Nestes dias somos convidados a elevar ao Pai Celeste um hino de ação de graças pela vida e pelo testemunho de nosso arcebispo emérito Dom Roque, homem da simplicidade e da discrição, porém não menos integro na condução da nossa arquidiocese durante os 16 anos que esteve à nossa frente, guiando-nos rumo a Jesus Cristo, o Senhor.
Nas várias vezes que acompanhei, nosso arcebispo, em celebrações, encontros e reuniões, uma ocasião, chamou-me a atenção. Na visita pastoral ocorrida em nossa Paróquia, no ano passado às vésperas da Semana Santa, quando visitamos o Colégio Presidente João Pinheiro. Dom Roque se colocou no meio das crianças que lá estudam, refletindo com eles o chamado de Zaqueu, e depois de fazer um pequeno teatro com algumas crianças sobre o trecho ouvido e meditado, ele perguntou às crianças se alguém gostaria de fazer alguma pergunta. Quando um aluno se levantou e perguntou rapidamente: “O senhor gosta de ser bispo?”
Dom Roque o olhou e respondeu, sem titubear: “sim! Eu gosto de ser bispo. Mas eu gosto mesmo é de ser padre!” Essa frase me marcou profundamente, principalmente pela explicação que veio a seguir, “porque ser padre foi o que eu sempre quis na minha vida, pois o padre ajuda a todas as pessoas que lhe procura, ajuda através dos sacramentos da Igreja, ou através de uma palavra amiga, ou pelos laços que estabelece com a comunidade, por isso, eu sempre quis e quero ser padre.”
Assim, nestes dias de transição queremos louvar a Deus pela vocação primeira que levou o nosso arcebispo emérito a dar o seu sim ao Pai Celeste, e que através deste sim realizou em sua vida boas obras, obras de liderança, obras de generosidade, obras de simplicidade, obras de acolhida, obras de paciência, obras do Espírito Santo.
Que o Sagrado Coração de Jesus, patrono de nossa Arquidiocese, o cumule sempre de vida e esperança para que nesta nova jornada, para que continue dizendo o seu sim ao Pai Celeste como homem do Altar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário